A artrose na coluna é uma doença de origem inflamatória decorrente de inflamações nas articulações facetárias.
A principal causa das inflamações facetárias que causam a artrose na coluna é o desgaste das articulações da coluna que ocorrem devido ao envelhecimento.
Dor Facetária
Muita gente se refere às inflamações facetárias como “dor facetária“, uma vez que essa é uma dor de origem inflamatória.
No entanto, artropatia facetária, artrose facetária ou artropatia interapofisária são nomes diferentes para o mesmo problema que é a artrose na coluna.
Assim, a dor facetária nada mais é a própria artrose na coluna.
Sintomas da artrose na coluna
Veja alguns dos sintomas de artrose na coluna:
- Dor na coluna
- Dor no quadril
- Dor no pescoço (cervical)
- Dor nos glúteos
- Dor nos ombros
- Limitação dos movimentos
Causas da artrose na coluna
Como dissemos, a principal causa de artrose na coluna é o desgaste das articulações decorrente do envelhecimento.
No entanto, outros fatores podem colaborar para o desenvolvimento da artrose:
- Sobrepeso
- Má postura
- Movimentação repetitiva
- Enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna
- Tabagismo
- Genética
- Doenças reumatológicas
- Trauma Físico
Prevenção
A melhor forma de prevenção para artrose na coluna é a prática regular de atividade física.
Não há consenso sobre qual a melhor atividade física, mas sabe-se que a atividade aeróbica, mesmo uma simples caminhada ou andar de bicicleta, já pode ajudar, e muito, a prevenir as inflamações facetárias que causam a artrose.
Outra opção, um pouco mais específica, é realizar exercícios de estabilização de coluna. São exercícios que fortalecem os músculos, ajudando a proteger e sustentar a coluna vertebral.
Tratamento para Artrose
A principal meta do tratamento para artrose na coluna é aliviar os sintomas e desacelerar o processo de desgaste.
Para a melhora dos sintomas, o tratamento inicial costuma ser a base de medicamentos.
Geralmente, os medicamentos anti-inflamatórios são os que têm maior efeito no tratamento da artrose. Porém o uso contínuo de anti-inflamatórios pode ser prejudicial à saúde. Quando usados com constância, anti-inflamatórios prejudicam os rins, causando insuficiência renal, podendo levar a necessidade de hemodiálise, além de aumentar o risco de ataque cardíaco.
Outras medicações, como analgésicos e relaxantes musculares também podem ajudar a aliviar a dor por um curto espaço de tempo.
Procedimentos para Artrose
Os tratamentos para artrose na coluna com procedimentos minimamente invasivos proporcionam uma melhora rápida, sem o uso constante de anti-inflamatórios ou cirurgias.
O procedimentos minimamente invasivos visam tratar a artrose na coluna de forma não invasiva, ou seja, sem a realização de cirurgia. São procedimentos realizados com o uso de monitoramento de imagem em tempo real, com o paciente acordado e sem a necessidade de cortes.
Esses procedimentos oferecem uma clara vantagem quando comparados aos tratamentos convencionais, à base de anti-inflamatório e cirurgias.
Os procedimentos são realizados através de agulhas guiadas por monitoramento de imagem em tempo real, sem a realização de cortes na pele, como no caso da cirurgia de coluna.
É possível, por exemplo, com auxílio de uma câmera de raio X guiar uma agulha até o interior da articulação da coluna e colocar medicamento diretamente no local da dor.
É o chamado bloqueio facetário.
Além disso, os procedimentos são realizados sem o uso de anestesia, permitindo que o paciente permaneça acordado durante todo o procedimento.
Outro procedimento minimamente invasivo que pode ser usado no tratamento da artrose é a rizotomia ou denervação por radiofrequência.
Nesse caso, é realizada a “dessensibilização” do nervo que capta a informação de dor da articulação da coluna, de modo que a dor causada pela artrose não seja mais sentida pela pessoa