Artrose na Coluna
A artrose na coluna é uma condição degenerativa que surge devido ao desgaste das estruturas vertebrais, tendo um componente inflamatório que agrava o quadro.
Causas da Artrose
A sobrecarga a que são submetidas os discos as estruturas da coluna faz com que as articulações da coluna, chamadas facetas, fiquem inflamadas, causando um desgaste progressivo nesse local. Essas inflamações são chamadas de inflamações facetárias ou artropatia facetária.
Fatores de Risco
Além da idade, outros fatores podem colaborar com o surgimento de artrose na coluna, como:
- sobrepeso
- má postura
- genética
- trauma físico
- doenças reumatológicas
Sintomas de Artrose na Coluna
A artrose na coluna se manifesta através de diversos sintomas específicos, os quais podem ser percebidos em várias regiões do corpo:
- Dor intensa na coluna
- Dor ou desconforto no quadril, região glútea ou bacia
- Dor persistente na região cervical
- Rigidez, restrição ou limitação dos movimentos
Tratamentos
O objetivo inicial do tratamento para artrose na coluna é melhorar os sintomas, ajudando desacelerar o processo de desgaste.
Essa medida tem como objetivo aliviar a dor, proporcionando uma melhora imediata na qualidade de vida do paciente. Isso geralmente é feito através de medicamentos específicos. Essa é uma solução imediata que possibilita avançar no tratamento de artrose da coluna.
Procedimentos Minimamente Invasivos
Os procedimentos minimamente invasivos são o que há de mais moderno quando se fala em tratamento para artrose na coluna.
Quando abordagens tradicionais, como medicamentos e fisioterapia, não aliviam a dor, geralmente recorremos a procedimentos minimamente invasivos para tratar a dor e a inflamação associada à artrose.
Estes procedimentos são guiados por imagens de raio X em tempo real, permitindo que o médico atue com extrema precisão na área afetada. Utilizando cânulas especializadas e evitando a necessidade de anestesia geral, o paciente pode até mesmo permanecer consciente durante o procedimento.
Diferentemente de cirurgias convencionais, não há cortes na pele e a recuperação é notavelmente rápida: os pacientes geralmente deixam o hospital caminhando em menos de duas horas após a conclusão do tratamento.
Bloqueio Facetário e Rizotomia
O Bloqueio Facetário e a Rizotomia são procedimentos minimamente invasivos eficientes no tratamento da artrose facetária na coluna.
O bloqueio facetário diagnóstico é um procedimento médico minimamente invasivo utilizado para identificar se a dor do paciente está vindo das articulações facetárias, que são pequenas articulações localizadas ao longo da coluna vertebral. Neste procedimento, um anestésico local é injetado em uma ou mais dessas articulações. Se o paciente experimenta alívio significativo da dor após a injeção, então a articulação ou articulações facetárias podem ser identificadas como a fonte da dor. Esta informação pode ser útil para o médico ao determinar o melhor plano de tratamento para a dor crônica do paciente.
O Bloqueio ou Infiltração Facetária consiste na aplicação precisa de medicamentos antiinflamatórios na área afetada. Isso é feito através de uma cânula guiada por raio X em tempo real. O médico especialista, com o auxílio de moderno equipamento de imagem realiza uma aplicação precisa de medicamento sem afetar outras regiões da coluna. O resultado pode ser rápido e efetivo, permitindo ao paciente retomar diversas atividades em pouco tempo.
Este procedimento é uma opção de tratamento minimamente invasiva para pacientes que sofrem de dor crônica devido à artrose facetária e que não obtiveram alívio com outros métodos de tratamento. Utiliza-se uma corrente de radiofrequência para aquecer e “desativar” os nervos que estão enviando sinais de dor à partir das facetas, interrompendo a transmissão da dor. Este procedimento pode proporcionar alívio da dor a longo prazo para pacientes com artrose facetária.